Para divulgação imediata
1/abril/2004

Data Centers - Missão Crucial para Negócios Financeiros

Informações, ou dados estão no centro das empresas financeiras modernas. Como e onde estes dados são armazenados e processados é uma questão crucial para assegurar sua disponibilidade e segurança, de acordo com John Siemon, Vice-Presidente da SIEMON - fabricante e líder tecnológico de soluções de cabeamento de rede.

O mundo atual está muito diferente comparado a alguns anos atrás. Ameaças à segurança estão aparentemente em todos os lugares e, enquanto as empresas dependem cada vez mais de suas infra-estruturas de rede para transportarem dados de negócios cruciais, os custos com tempo de parada (downtime) estão crescendo de forma exponencial. A continuidade dos negócios é essencial para tornar uma empresa viável, bem sucedida e com vantagem sobre a concorrência.

Números apresentados em 2002 pelo Departamento de Comércio e Indústria do Reino Unido indicaram que 44% dos negócios no Reino Unido sofreram pelo menos uma violação de segurança no ano passado e muitas empresas informaram que isso custou a elas mais de £500.000. Mais de 90% das empresas na Europa possuem atualmente conexões de Internet e websites. Por causa deste e outros fatores, a Comissão Européia reconheceu a necessidade de aumentar a conscientização sobre segurança de dados entre os Países Membros. Estão em processo de estabelecer uma Agência Européia de Segurança de Rede e Informação que irá assumir esse papel e intensificar a coordenação de inteligência sobre informação de segurança. Muitos países e regiões no mundo estão fazendo o mesmo.

O governo dos EUA recentemente se envolveu na maior iniciativa de segurança da sua história - destinando bilhões de dólares para modernização da infra-estrutura de rede para prevenir a violação de segurança e o tempo de parada.

John Siemon diz, "Negócios e governos reconhecem que os dados estão entre os seus mais importantes bens e como tal estão fazendo progresso em assegurar sua imediata disponibilidade e segurança. No centro de cada rede transportadora de dados há um sistema de cabeamento. As empresas atualmente estão prestando mais atenção em seus sistemas de cabeamento dos Data

Centers para os escritórios e para chão de fábricas, com o propósito de evitar o tempo de parada e maximizar seus investimentos na rede. Sistemas de cabeamento de alta qualidade e estado-da-arte são essenciais atualmente para atender à crescente demanda de convergência de aplicações baseadas em IP, a demanda por maiores larguras de banda , confiabilidade e redundância."

O crescente papel dos Data Centers

Com a disponibilidade e segurança dos dados em jogo, o papel dos Data Centers torna-se mais decisivo que nunca. Isso é observado com o aumento de despesas e do papel dos Data Centers, e com o estabelecimento de novos padrões.

Os gastos com Data Centers podem representar quase 50% do orçamento de TI (Tecnologia da Informação). Pesquisas recentes no mercado norte-americano de Data Centers, realizadas pelo Infonetics Research, revelaram que os produtos e serviços dos Data Centers têm uma expectativa de crescimento de 47%, de US$10,6 bilhões a US$15,6 bilhões entre 2003 e 2007.

É esperado que, em 2004 a Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) publique o novo padrão para projetos de Data Centers e de salas de servidores (ANSI/TIA/EIA-942). O novo padrão é voltado para uso dos projetistas que precisam de um amplo conhecimento em projetos de Data Center e irá especificar os requisitos mínimos para atender ao papel crucial dos Data Centers e das salas de servidores.

A respeito do papel crucial dos Data Centers, John Siemon diz, "Um projeto apropriado de Data Center deve fornecer disponibilidade, acesso fácil, escalabilidade e confiabilidade. Uma meta de confiabilidade de "cinco noves" significa uma medida do tempo de parada (downtime) em minutos por ano, não em dias ou horas. Quatro noves ou 99,99% de rede ativa, ainda significa quase uma hora parada por ano. O Data Center é mais do que apenas uma sala onde os servidores são armazenados. Com a economia global sendo feita principalmente através do comércio eletrônico, o Data Center é a "caixa forte" do banco virtual que protege os ativos financeiros e processa transações que somam bilhões por dia. Um novo nível de segurança redundante, com armazenamento externo em tempo real, está sendo projetado nos Data Centers. Isso pode ser efetuado tanto com

dois centros pertencentes a mesma empresa, ou por meios virtuais, onde os servidores estão localizados externamente, mas parecem aos usuários finais, como locais.

Antecipando o aumento do papel dos data centers, Siemon declarou, "O Data Center deve estar apto a corresponder tanto com o crescimento quanto com os avanços dos equipamentos, com a demanda de padrões e largura de banda, ao mesmo tempo que se mantém gerenciável e confiável." O projeto de infra-estrutura deve ser adaptável ao crescimento e redundância. O risco de tempo de parada (downtime) devido às mudanças na infra-estrutura não é um risco aceitável.

Os Data Centers são constituídos de sistemas de rede de comunicação de alta demanda e alta velocidade capazes de atender a tráfegos para SAN (Redes de Áreas de Armazenamento), NAS (Armazenamento de Redes Vinculadas), centrais de servidores (server farms) arquivo/aplicação/web e outros componentes localizados em ambiente controlado. O controle do meio ambiente está relacionado ao controle da qualidade do ar, temperatura e umidade, energia, segurança e controle de acesso.

Outras considerações estão relacionadas à provisão para um ambiente hostil que pode resistir e se restabelecer rapidamente de desastres naturais tais como enchentes, terremotos e furacões.

O Uptime Institute qualifica os Data Centers em quatro níveis de camadas (tier) baseadas no nível de redundância de todas acima. A expectativa é que um Data Center Tier 4 totalmente redundante com tempo ativo de 99,995% será não somente automático e a prova de erros humanos, mas também fornecerá servidores, aplicações e dispositivos que podem ser mantidos sem perda de continuidade, enquanto que, os serviços são fornecidos através das contrapartes espelhadas . Os Data Centers Tier 4 também possuem serviços de potência (alimentação elétrica) e telecomunicações com duas entradas totalmente separadas no edifício na mesma configuração à prova de falhas total. Isso também permite que o Data Center proporcione o equilíbrio entre aplicação e carga de processamento.

Produtos baseados em IP que permitem comunicação entre os dispositivos de armazenagem e componentes de rede estão se tornando predominantes. A capacidade IP faz essas soluções bem mais escalonáveis e confiáveis do que os seus antecessores. Essas capacidades proporcionam um protocolo único e onipresente de gerenciamento comum, prioridade, e técnicas de roteamento para auxiliar o aperfeiçoamento do desempenho da rede e simplificar o gerenciamento.

Os equipamentos ativos também estão se tornando menores e mais compactos, preservando, desta forma, o espaço no andar do Data Center . Isso pode ser visto em equipamentos de comutação de telecomunicações, blade servers, soluções UPS e vários outros componentes que atualmente realizam o mesmo processamento utilizando poucos espaços do gabinete, ao invés de utilizar um número adicional de gabinetes.

O papel da missão crucial do Data Center tornou-se o foco principal para as empresas mundiais, especialmente aquelas do setor financeiro cuja função principal é realizar transações livre de erros e sem interrupções. A infra-estrutura de cabeamento do Data Center é de importância vital . Com SANs, NAS, e aplicações de negócios atualmente trafegando sobre IP, a capacidade e desempenho dos sistemas de cabeamento existentes podem agora estar em questão. As empresas estão percebendo e aceitando a necessidade de sistemas de cabeamento com maiores larguras de banda, e estão investindo em 1 GbE ou em até 10 GbE para as necessidades atuais e futuras dos seus Data Centers. Além disso, as soluções que não estão em completa conformidade podem não proporcionar a estabilidade necessária devido a falta de espaço vertical ou a margem de desempenho, que pode causar tempo de parada ou aumentar a lentidão resultando em perda de produtividade.

Para saber mais sobre o papel crucial dos Data Centers, favor consultar o artigo da Siemon

'Siemon 10G ip™ Data Center Solution' disponível no site: http://www.siemon.com/us/white_papers/

A SIEMON
Fundada em 1903, a SIEMON é uma empresa líder especializada na fabricação e inovação de soluções de cabeamento de redes de alta qualidade e alto desempenho. Sediada em Connecticut, EUA, com escritórios globais e parceiros em todo o mundo, a SIEMON oferece a mais abrangente gama de soluções de cabeamento em cobre (blindado e sem blindagem) e fibra disponível. Com mais de 400 patentes ativas específicas em cabeamento estruturado, os laboratórios da SIEMON investem significantemente em Pesquisa e Desenvolvimento e no desenvolvimento de padrões da indústria, reforçando o compromisso duradouro da empresa com seus clientes e com a indústria.

Contato para Informações
Marcelo Fontoura
Country Manager
AV. QUEIROZ FILHO, 1700 - TORRE SKY, SALA 401